Bloco de Gesso
Você já ouviu falar em bloco de gesso? Existem vários tipos de blocos de gesso utilizados para construir uma casa apenas com os blocos de gesso, sem o uso de cimento, areia, pedra, concreto, ferro, madeira, caixaria etc. Durante o processo de construção da casa já se pode observar a diferença entre a construção de paredes com blocos de cimento ou de barro e a construção com paredes de blocos de gesso. Existem várias medidas para blocos de gesso, os mais usados são os blocos de 14 cm de largura para paredes externas e os blocos de 10 cm de largura para paredes internas.
Veja como é fácil trabalhar com blocos de gesso. As paredes estão praticamente prontas.
Olha que interessante, essa casa que você vê na foto, ela é o resultado da foto anterior, tudo foi erguido no mesmo dia.
A casa finalizada depois de três semanas. Viu como é rápido trabalhar com blocos de gesso?
Existem também os blocos de gesso para fechamento de parede. Com três blocos fecha-se um metro quadrado de parede e se dispensa o uso de chapisco, emboço, reboco e massa corrida. Depois de assentados, os blocos de gesso estão praticamente prontos para pintura.
Existem mais tipos de blocos de gesso, como os hidrofugados, por exemplo, que impedem que o bloco de gesso absorva água, são mais usados nas cozinhas, banheiros e áreas de serviço e também na primeira fileira junto do baldrame ou radier.
Os blocos de gesso são incombustíveis, eles não pegam fogo. São higrométricos (regulam a temperatura do ambiente) são térmicos e acústicos e resistentes a tiros.
É preciso saber a dosagem de gesso e hidrofugante corretas para fabricar um bloco de gesso e também é preciso saber instalar um bloco de gesso, seja estrutural ou para fechamento, lembrando que o bloco de gesso estrutural serve também para fechamento e o de fechamento não serve para estrutural.
O gesso é um mineral muito complexo, por exemplo, se durante o processo de moldagem do gesso for adicionado papel na água para que o gesso seque mais rápido, ele ficará mais fraco e quebrará com facilidade, mas se forem adicionados outros polímeros ele pode ficar mais resistente.
Muitas pessoas acreditam que para fabricar bloco de gesso basta possuir uma forma, adicionar o gesso na água, esperar o bloco de gesso secar na forma, retirar o bloco de gesso da forma e colocá-lo para secar num lugar arejado. Não é assim. O processo começa na extração da gipsita, passa pela britagem, calcinação, teste de corpo de prova e vários outros testes como pesagem da água e do gesso em pó para a confecção de um bloco resistente, que depois de tudo precisa ser aprovado por órgãos competentes que vão analisar se o processo de fabricação do bloco de gesso atende a todas as normas brasileiras.
Bloco de gesso não é brincadeira, mesmo que sejam os utilizados apenas para fechamento. É preciso uma técnica para assentamento dos blocos de gesso, bem como a aplicação da cola de gesso e posicionamento dos blocos de gesso.