Bloco de Gesso
Sim, o bloco de gesso é seguro, se não fosse, não existiriam normas NBR ABNT para blocos de gesso, mas vamos ao que interessa:
Reza a lenda que o gesso é um aglutinante feito de pedra de gesso ou resíduo químico. Vários tipos de gesso são formados quando o gesso é queimado e, dependendo da temperatura, a água quimicamente ligada é separada desta forma. A 100 graus Celsius, o gesso hemi-hidratado começa a se formar. Quando misturado com água, o sulfato de cálcio di-hidratado é novamente formado. Esse ciclo fechado foi descoberto há cerca de 20 mil anos. Nossos ancestrais construíram lareiras com pedra de gesso natural e provavelmente notaram como o gesso queimado, que se desintegrou, se transformou em pedra novamente sob a influência da umidade. As primeiras menções ao gesso e seu uso são descritas nos cuneiformes sumérios e babilônios.
A disponibilidade de matérias-primas, a capacidade de fabricação e o baixo consumo de energia na produção tornam o gesso um aglutinante barato e difundido. Devido à porosidade significativa, a densidade da pedra de gesso é baixa e varia de 1200 a 1500 kg / m3. O aglutinante de gesso é um dos poucos aglutinantes que se expande à medida que cura. O aumento de volume é de 0,5-1%. Quando seco, o volume diminui apenas 0,05-0,1%. Como resultado, as argamassas de gesso podem não conter cargas que evitem rachaduras por contração. Os produtos de gesso não são apenas materiais incombustíveis, mas, devido à sua porosidade, retardam a transferência de calor e, quando expostos a altas temperaturas, liberam água, inibindo assim a propagação do fogo. Em condições de funcionamento a seco ou quando protegido da ação da água (proteção por hidrófobos, impregnações, etc.), o gesso é muito promissor do ponto de vista técnico e ambiental.
Densidade normal (demanda de água ou relação água-gesso)
A densidade normal (consistência padrão) da massa de gesso é caracterizada pelo diâmetro da propagação da massa de gesso que flui para fora do cilindro quando é elevada a uma altura de pelo menos 100 mm. O diâmetro de espalhamento deve ser igual a (180 ± 5) mm. A quantidade de água é o principal critério para determinar as propriedades de um aglutinante de gesso: tempo de pega, resistência final, expansão volumétrica e absorção de água. A quantidade de água é expressa em percentagem, como a relação entre a massa de água necessária para obter uma mistura de gesso de consistência padrão e a massa de aglutinante de gesso em gramas. Na fabricação de produtos de gesso por fundição, 60-80% de água é necessária da massa de gesso de construção ou moldagem e 35-45% de água da massa de gesso de alta resistência.
Quando o aglutinante de gesso é misturado à água, a reação química de hidratação do CaSO4 hemihidratado, teoricamente, consome 18,6% da água, e o excesso de água remanescente nos poros do produto endurecido evapora durante o endurecimento e causa uma alta porosidade característica dos produtos de gesso - 50-60% do volume total do produto endurecido. Ou seja, quanto menos água é usada na mistura da massa de gesso e quanto menor o valor da densidade normal quando é alcançada uma boa trabalhabilidade da massa, mais denso e forte é o produto de gesso.
A densidade normal de um aglutinante de gesso depende de muitos fatores, os principais dos quais são o tipo de aglutinante de gesso, a finura da moagem, a forma e o tamanho dos cristais do hemihidrato.
Para reduzir a demanda de água do aglutinante de gesso, são utilizados aditivos - diluentes (plastificantes, hiperplastificantes), que aumentam a mobilidade e trabalhabilidade da massa de gesso sem reduzir as propriedades de resistência das propriedades.
Observação: O gesso é um material que quase não encolhe. Se misturarmos 1 kg de gesso e 1 litro de água, obtemos, por exemplo, um produto com espessura de 2 cm. Após a secagem, a água evaporará e o volume do produto praticamente não mudará. A estrutura interna do material se parecerá com uma esponja, pois após a evaporação da água, microporos se formam em seu interior. Consequentemente, a resistência será baixa. Se adicionarmos 500 ml de água a 1 kg de gesso, a espessura do produto acabará por ser menor, após a secagem, a densidade da pedra de gesso será muito maior, respectivamente, maior resistência - ou seja, quanto menos água, maior a resistência dos blocos de gesso.